Carimbadas do Blues

Xilogravuras - Marcio Goldzweig - Rio de JaneiroPara realizar esta série de gravuras, são utilizadas técnicas e ferramentas de gravura em madeira ou xilogravura (goivas) - só que no caso das “Figurinhas Carimbadas” as matrizes são gravadas sobre borrachas escolares no formato de 4,8 x 6,9 cm.
Um trabalho minucioso e de precisão que resulta em carimbos de pequeno formato que são utilizados para impressão manual, com tintas tipográficas, sobre papéis especiais.

Xilogravuras - Marcio Goldzweig - Rio de JaneiroEste trabalho não permite erros, o menor deslize da goiva compromete todo o resultado -, os espaços para definição de luz e sombra tem um espectro muito reduzido, cabendo ao olhar do observador, completar com mínimas manchas a estrutura dos rostos reproduzidos.

Trabalhar sobre borrachas escolares com ferramenta afiada é quase como cortar manteiga, se por um lado não exige força, por outro exige controle absoluto do corte.

A série de gravuras “Figurinhas Carimbadas do Blues” presta uma homenagem aos músicos que inspiram e incentivam minhas criações.