Blocos

Xilogravuras - Marcio Goldzweig - Rio de JaneiroAs capas destes blocos de anotações não foram feitas com uma impressão comum, foram impressas artesanalmente através de xilogravura, uma técnica na qual se utiliza madeira ou linóleo (placas de borracha) como matriz para a reprodução de gravuras em papel ou outro material adequado.
É um processo muito parecido com um carimbo. Uma técnica em que o artista entalha na madeira a gravura que deseja imprimir, usando instrumentos cortantes especiais chamados de goivas.
Em seguida, utiliza um rolo de borracha espalhando tinta de modo uniforme sobre a matriz, de modo que somente as partes elevadas do entalhe sejam tocadas. O processo termina com a impressão em alto relevo sobre papel ou tecido especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.
Como resultado final da xilogravura tem-se na verdade dois diferentes tipos de obras para serem apreciadas: a figura impressa e a matriz gravada que a gerou.

No caso da série “Figurinhas Carimbadas” as matrizes são gravadas sobre borrachas escolares no formato de 3,4 x 5,7 cm. Um trabalho minucioso e de precisão que resulta em carimbos de pequeno formato que são utilizados para impressão manual.